Desperte o escritor dentro de você

verbalTodo mundo pode escrever, todo mundo tem alguma história pra contar. Sejam memórias, depoimentos, relatos. É essa a aposta da doutora em literatura Lorena Santos, desde que abriu a Verbal Assessoria Linguística. O espaço funciona numa sala no final da asa norte onde são ofertados cursos de escrita criativa. A próxima será nos dias 9,10 e 16 de junho com três horas de duração cada dia.

Lorena tem intimidade com a escrita, formada em Letras Tradução (Inglês), ela já fez mestrado e doutorado em Literatura e deu aula de português para estrangeiros. Depois de tanto estudo e  contato com a crítica literária e após 13 anos no serviço público resolveu largar tudo e se dedicar somente a arte  da escrita em grupos pequenos. Alugou a sala para o doutorado e quando terminou já emendou na assessoria.  

Após uma experiência em um programa de escrita criativa, na Indiana Universtiy, nos Estados Unidos e também com a organização Women Writing for a Change, um coletivo de mulheres dos Estados Unidos, Lorena resolveu colocar essa sementinha em Brasília.  

“É uma visão diferente, de que a escrita pode ser construída em grupos. A escrita é solidária e coletiva e de respeito ao individual de cada um. As pessoas se ajudam, se lêem”, contou ao blog.

verbal3

Lorena já está na 10a. edição do curso, que tem no máximo 8 participantes. Ela conta que procura não fechar o aprendizado em estilos literários e deixa o aluno livre pra criar. Lorena é apenas uma facilitadora, não se considera uma professora de métodos tradicionais.

O que dificulta algumas pessoas se expressarem, segundo Lorena, é a educação formal na escola muito repressiva. “Não acredito muito nessas estruturas castradoras, em diálogos perfeitos. Cada pessoa tem uma história única e pode ser um escritor”, defende.

Além da oficina de escrita criativa, a Verbal oferece coaching de escrita para adolescentes. Embora não trabalhe o texto com foco nos exames do vestibular e PAS, alunos participantes do curso tem se dado bem nessas provas. “Se o aluno domina a escrita como veículo de expressão, ele escreve qualquer coisa”, garante. 

OFICINA – Para participar da oficina de escrita basta levar um computador ou o caderno e deixar a criatividade fluir. Para dar o start criativo nos participantes Lorena usa músicas, cheiros, frases ou objetos. Aí é só deixar o insight vir. Tem também um tempo pré determinado pra escrever, com isso a ideia é evitar a atuação do superego. Os textos que nascem na oficina são publicados no blog coletivoverbal.blogspot.com.br. ”Cada texto que nasce é como um recém nascido, tratado com carinho e amor”, diz ela . 

Uma das participantes da oficina é a jornalista Elaine Fonseca. Ela que sempre gostou de escrever, se sentia monotemática, escrevendo apenas sobre sentimentos. “Depois da oficina isso está mudando. Consigo escrever sobre outras coisas e está me fazendo muito bem. A oficina está me fazendo escrever com propriedade sobre outros temas e quem sabe um dia eu possa escrever um livro de contos, de crônicas”.

Já passaram pelas oficinas de escrita criativa advogados, jornalistas, bacharel em letras e até um rapper. Cada um criando ao seu estilo, dentro das suas experiências. Pra quem já fez o módulo 1, a Verbal oferece a oficina continuada, às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

verbal2

ServiçoOficina de Escrita Criativa – 3 encontros – R$ 400.

Verbal – Assessoria Linguística – tel. Tel (61) 98143-7321

Instagram @verbalassessorialinguistica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s